Bem-vindo ao site Compromisso 1%

Por que fazer
parte do movimento

Perguntas Frequentes

O Compromisso 1% é um movimento criado para incentivar empresas a se comprometerem com a doação anual de pelo menos 1% de seu lucro líquido para organizações da sociedade civil, coletivos e/ou fundações e institutos corporativos. A comunidade de signatários tem acesso a uma rede potente de conexões e aprendizagem.

As empresas têm um papel fundamental na solução dos desafios socioambientais do Brasil. O Compromisso 1% contribui para o fortalecimento da cultura de doação e promove a ampliação do investimento socioambiental corporativo no Brasil.

  • Conexão e Aprendizado. Fazer parte de uma comunidade de líderes comprometidos com o desenvolvimento socioambiental.
  • Reputação. Posicionar sua empresa como promotora de impacto socioambiental positivo no Brasil junto ao público interno e à sociedade em geral.
  • Visibilidade. Destaque em ações de comunicação promovidas pelo movimento.
  • Influência. Inspirar a adesão de outras empresas e contribuir para o fortalecimento da cultura de doação corporativa no Brasil.
  • Impacto. Contribuir para a fortalecer a sociedade civil e reduzir as desigualdades socioambientais no país.

Empresas de qualquer porte ou segmento, que já doam e/ou que se comprometem a doar, em até 2 anos, 1% de seu lucro líquido anual para organizações da sociedade civil, coletivos e/ou fundações e institutos corporativos.

Não. A adesão é feita sempre em nome das empresas, sendo as fundações e institutos empresariais beneficiários da doação.

Sim, serão consideradas exceções. Empresas que apresentam grande volatilidade de lucro, como aquelas do setor de commodities, que atuam sem perspectiva de lucro, como startups, podem aderir ao movimento usando o EBITDA. Outras formas poderão ser sugeridas pelas empresas e serão avaliadas com envolvimento de assessoria jurídica.

Respondendo ao formulário disponível no site do Compromisso 1% e fazendo a comprovação da doação equivalente a ao menos 1% do lucro líquido. A submissão é analisada pelo comitê gestor do Compromisso 1%, que validará a adesão e a empresa receberá o termo de adesão para assinatura. Reuniões bimestrais de integração serão oferecidas para receber interessados em saber mais e novos signatários.

  1. As empresas que desejam se tornar signatárias deverão apresentar documento(s) que comprove(m) o lucro líquido, ou outro indicador escolhido, e as doações realizadas. O upload deverá ser realizado em formulário específico e as informações serão acessadas somente pelo comitê gestor do Compromisso 1%. Feita a checagem, os documentos serão eliminados, contribuindo para a segurança das informações e a garantia da confidencialidade. Entre os documentos que poderão ser apresentados, estão:

 

  • Balanço auditado / Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) ou documento equivalente que comprove o indicador;
  • Instrumentos de doação realizadas, quando houver;
  • Autodeclaração assinada por CEO, responsável pela gestão financeira ou outra pessoa que tenha poderes de acordo com estatuto ou contrato social(veja o modelo aqui), que ateste o volume doado no período e a indicação de que ele equivale a ao menos 1% do lucro líquido ou indicador selecionado, combinada, quando possível, com instrumentos de doação (opção para empresas de capital fechado);
  • No caso de doações serem feitas por Instituto ou Fundação corporativa, compartilhamento de documento que comprove a receita anual;
  • Autodeclaração redigida e assinada pelo CEO ou cargo equivalente que indique a intenção de passar a doar ao menos 1% do lucro líquido em até 2 anos a partir da data presente. (veja o modelo aqui)

A empresa pode escolher o(s) documento(s) que julgar necessários e ainda incluir outros, se assim crer que contribuem para a checagem das informações.

  • Doação direta de dinheiro para organizações da sociedades civil, campanhas e coletivos comprometidos com causas de interesse público
  • Receita anual de fundação ou instituto corporativo (recursos podem ser doados periodicamente diretamente pela empresa ou provenientes de rendimentos de fundos patrimoniais, entre outras fontes alternativas)
  • Doação de produtos ou de serviços pro bono com evidente comprovação de benefício público

Não serão consideradas as  doações  feitas via leis de incentivo, uma vez  que o Compromisso 1% visa estimular a doação de recursos próprios, tampouco programas de voluntariado e ações voltadas ao público interno.

A adesão é feita em nome da empresa, mas o termo é assinado pelo CEO, responsável pela gestão financeira ou outra pessoa que tenha poderes de acordo com estatuto ou contrato social.

Todas as empresas interessadas em aderir ao Compromisso 1% são bem-vindas. O processo de adesão, entretanto, inclui a validação pelo comitê gestor do movimento, que tem poder de restringir a participação caso encontre motivos para tal.

São duas categorias possíveis: 1) empresas que já doam 1%, e por isso receberão um selo, que poderão aplicar em seus materiais institucionais; 2)  empresas que se  comprometem a doar nos próximos dois anos, e que serão citadas no site e demais conteúdos de comunicação, mas não receberão o selo.

Não. A adesão é voluntária e gratuita.

Sim, é possível participar como apoiador do movimento, com doações anuais de R$50 mil, pelo período mínimo de três anos.

Sim, todos os anos as empresas serão convidadas a preencher um relatório opcional. A cada dois anos as empresas devem comprovar novamente que estão doando ao menos 1% de seu lucro líquido por meio do envio de formulário e envio de documentos.

Por meio da prática da filantropia, empresas podem ir além do lucro financeiro e contribuir para o desenvolvimento socioambiental sustentável. Uma estratégia de investimento social privado alinhada à estratégia ESG ajuda a materializar o propósito da organização para seus mais variados stakeholders, gerando resultados tangíveis para a empresa e para a sociedade. A agenda ESG é uma poderosa aliada na formulação de práticas de filantropia estratégica, com ênfase na mensuração e mitigação de riscos não financeiros. Por exemplo, uma empresa que possui riscos não financeiros bem mapeados, pode utilizá-los para criar ou aprimorar sua estratégia de investimento social privado, não só mitigando impactos negativos da operação, como também gerando impactos positivos e ampliando o diálogo com públicos de interesse.

A iniciativa é do IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e Instituto MOL; com apoio da Cyrela, Instituto Cyrela, PwC Brasil e RD Saúde; Comitê Consultivo da Benfeitoria, Capitalismo Consciente Brasil, Comunitas e GIFE; e parceria técnica da TozziniFreire Advogados.

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