Bem-vindo ao site Compromisso 1%

O papel das pequenas e médias empresas na cultura da doação


No Brasil, as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) desempenham um papel central na geração de empregos e no fortalecimento da economia. Representam cerca de 55% dos empregos formais no setor privado e 30% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o Sebrae. Mas, quando o assunto é Investimento Social Privado (ISP), sua atuação ainda é pouco visível.

A cultura de doação não é exclusividade das grandes corporações. As pequenas e médias empresas também podem, e devem, integrar a cultura da doação em sua estratégia de negócio. E o Compromisso 1% existe para impulsionar essa transformação.

Por que as MPMEs importam para a filantropia corporativa?
Apesar de serem numerosas e economicamente relevantes, a atuação das MPMEs no campo do Investimento Social Privado ainda é pouco visível. A escassez de dados sobre suas práticas filantrópicas dificulta o avanço dessa agenda e o desenvolvimento de políticas e incentivos adequados.

Essa é uma das perspectivas destacada na quarta edição do relatório anual do IDIS, Perspectivas para a Filantropia no Brasil 2025, que apresenta tendências e movimentos estratégicos para investidores sociais e demais atores do setor.

Acesse a publicação completa e conheça todas as Perspectivas para a Filantropia no Brasil.

Exemplos que inspiram
A Pantys, empresa de médio porte do setor têxtil e saúde feminina, é signatária do Compromisso 1% e destina mais de 1% do seu lucro líquido para organizações da sociedade civil comprometidas com causas públicas.

Já a Métrica.Social, empresa de pequeno porte do setor de comunicação, aderiu ao movimento com a meta de passar a doar pelo menos 1% de seu lucro líquido nos próximos dois anos.

ISP como estratégia de negócio
Adotar o Investimento Social Privado não é apenas um gesto de solidariedade: é uma escolha estratégica que fortalece a reputação, engaja colaboradores, atrai consumidores conscientes e contribui de forma concreta para o desenvolvimento socioambiental do país. Pequenas e médias empresas podem ser protagonistas da mudança que o Brasil precisa.

Faça parte desse movimento
Sua empresa também pode assumir o compromisso de doar pelo menos 1% do lucro líquido anual. A adesão é gratuita, voluntária e aberta a organizações de todos os portes e setores.

Acesse a seção “Quero aderir” e saiba como fazer parte.

1% muda o mundo.

Translate »