Bem-vindo ao site Compromisso 1%

O papel dos produtos sociais no investimento social privado


Empresas de variados portes e segmentos têm um papel essencial na transformação social do país. Uma das formas que tem sido utilizadas para contribuir com causas socioambientais é a criação e comercialização de produtos sociais, iniciativas que aliam consumo, propósito e impacto.

O que é um Produto Social?
Produto social é aquele cuja venda destina integralmente ou parte da receita para organizações da sociedade civil, movimentos ou coletivos comprometidos com causas de interesse público. É uma maneira poderosa de gerar impacto positivo por meio de algo que já faz parte do dia a dia dos consumidores.

Essa também é uma das modalidades de doação reconhecidas pelo Compromisso 1%, movimento que estimula empresas a doarem pelo menos 1% de seu lucro líquido para fortalecer causas socioambientais.

Tipos de produtos sociais
Existem diferentes formatos para desenvolver e comercializar um produto social. Confira os principais:

A terceira edição do Guia MOL de Produtos Sociais lista as principais iniciativas de marcas que usam a criatividade para gerar impacto.

Acesse o Guia MOL 2024 e inspire-se.

Na prática: marcas que doam com criatividade
A Sorria é uma família de produtos da rede RD Saúde — apoiadora e signatária do Compromisso 1% — que inclui livros, sacolas retornáveis, cartões, embalagens de presente e conteúdos digitais sobre saúde bem-estar. Em 16 anos, a marca já destinou mais de R$60 milhões para organizações sociais.

Outro exemplo é a AB Mauri Brasil, também signatária do Compromisso 1%, que distribui sem fins lucrativos as castanhas produzidas pela ONG Amigos do Bem. A ação contribui para o desenvolvimento de comunidades em regiões remotas do Brasil, com resultados concretos e transformadores.

Reputação e propósito: uma aliança poderosa
Segundo a Pesquisa Doação Brasil 2022, 44% da população brasileira considera se a marca investe em causas sociais na hora de comprar ou contratar um serviço. Isso demonstra que, além de contribuir com a sociedade, produtos sociais também fortalecem a reputação e o valor de marca, engajando consumidores que querem fazer parte de algo maior.

Produtos sociais e o Compromisso 1%
Doar também é estratégia. Seja com produtos sociais, doações financeiras ou serviços pro bono, sua empresa pode combinar diferentes modalidades para atingir 1% do lucro líquido e fazer parte de um movimento coletivo por um país melhor.

Faça parte desse movimento
O Compromisso 1% foi criado para fortalecer a filantropia corporativa no Brasil. Empresas de diferentes portes e setores podem aderir de forma gratuita e voluntária.

Acesse a seção “Quero aderir” e saiba como fazer parte.

1% muda o mundo.

Translate »